Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
Gleisi Hoffmann
Gleisi HoffmannFoto: Alessandro Dantas/Senado

O encontro do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, com a dirigente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, ficou agendado, segundo lideranças socialistas, para a próxima terça-feira. Em paralelo, o grupo de Marília Arraes, pré-candidata ao Governo de Pernambuco, estaria aguardando um chamado de Gleisi para breve. Uma sinalização já fora dada pela dirigente nesse sentido. A vereadora tem agenda no interior no final de semana, mas, caso seja solicitada, pode até embarcar para Brasília. Nas coxias do PT, o que circula é que o PSB esticou a corda demais para decidir. Em paralelo, membros do PSB avaliam, em Pernambuco, que o PT está "baratinado". Lideranças nacionais socialistas também demonstram impaciência. "A verdade é que eles (petistas) estão com muitos dirigentes batendo cabeça", observa um deputado federal. Faz-se uma leitura, no PSB, de que o PT executou movimentos na direção dos dois estados mais importantes para a legenda: São Paulo e Pernambuco. "Mas nem um nem outro ficaram amarrados. Se conversa com uma pessoa e ela diz uma coisa, você vai conversar com outra e ela fala outra coisa", assinala um parlamentar, referindo-se a um desecontro de informações dentro do PT. Ontem, após visita ao ex-presidente Lula, o líder do MST, João Pedro Stedile e o ex-presidente do PT, Rui Falcão, deram recado à militância do PT-PE : “Se eu estivesse no PT de Pernambuco, já estaria em campanha pela Marília Arraes”. Após passar a informação, Stedile pede que Rui Falcão a repita. O vídeo animou a ala que defende candidatura própria em Pernambuco e a sinalização dada por Gleisi deixou no ar que uma definição do cenário está próxima.

Antes, com Márcio França
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, seguiu para São Paulo anteontem. Esteve com o governador Márcio França. As alianças da sigla foram à pauta. Afunilaram entendimento. França tem diálogo aberto com Ciro Gomes, compromisso com Geraldo Alckmin e recebe acenos do PT para composição no Estado.

Pé lá, pé cá >
O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, teria sinalizado para uma composição com o socialista naquele Estado, mas, segundo lideranças do PSB, a presidente nacional, Gleisi Hoffmann, já teria desconstruído a ideia.

Agenda... > O prefeito Geraldo Julio e o deputado federal Jarbas Vasconcelos trocaram uma ideia, ontem, em encontro na Prefeitura do Recife. Fecharam uma agenda conjunta de visitas.

...comum > Os locais e datas serão definidos nos próximos dias. Em almoço recente, Geraldo havia hipotecado apoio ao emedebista para a disputa pelo Senado.

TCE 1 > A Segunda Câmara referendou a cautelar do conselheiro Carlos Porto sobre a empresa Casa de Farinha. A Prefeitura do Recife terá 90 dias para abrir nova licitação sobre a merenda escolar. O Ministério Público de Contas questionou o atual contrato, feito por dispensa de licitação.

TCE 2 > O empréstimo de 83 milhões da Caixa para a Prefeitura de Caruaru foi mantido pelo conselheiro João Campos. A cautelar requerida pelo Ministério Público de Contas foi indeferida.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: