Folha Política

Renata Bezerra de Melo

ver colunas anteriores
Gleisi Hoffmann e Paulo Câmara
Gleisi Hoffmann e Paulo CâmaraFoto: Divulgação

A data foi marcada. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, será recebida pelo governador Paulo Câmara na próxima quinta-feira. O encontro dos dois já era esperado, mas a agenda do socialista, apertada na última semana de inaugurações, não facilitou. Na terça-feira, se a previsão for mantida, Gleisi estará com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em Brasília, como a coluna cantara a pedra. Dois dias depois, então, chega a Pernambuco para diálogo com o vice-presidente nacional da legenda. Ainda que boa parte da bancada socialista defenda a candidatura de Ciro Gomes, Pernambuco, que é majoritário na sigla, tem trabalhado para que a decisão sobre aliança nacional fique para o final de julho. Como a coluna antecipara, essa é a posição que vem sendo defendida por Paulo Câmara desde a reunião recente dos governadores do PSB que tratou do tema. A repercussão do encontro gerou rumores de que os socialistas teriam decidido pelo apoio a Ciro. Em reação, o PSB de Pernambuco emitiu nota, negando e foi além. O texto dizia o seguinte: "Continuaremos a defender, dentro e fora do PSB, uma aliança com o Partido dos Trabalhadores, priorizando a candidatura do ex-presidente Lula". Na última quinta-feira, no entanto, após visita ao ex-presidente Lula, o líder do MST, João Pedro Stedile e o ex-presidente do PT, Rui Falcão, deram o seguinte recado à militância do PT-PE : “Se eu estivesse no PT de Pernambuco, já estaria em campanha pela Marília Arraes”. O episódio foi recebido com surpresa por socialistas. Em entrevista à Imprensa, ontem, no entanto, Paulo Câmara fez uma ponderação sobre o vídeo: "Faz parte dos movimentos políticos. Tem gente que gosta de falar, tem gente que gosta de ser mais discreto. Prefiro ser mais discreto. Enquanto tiver conversa, não há porque ficar falando de questões que, mais na frente, pode ser que não se confirme".

Um movimento do...
Os vereadores Renato Antunes e Fred Ferreira, ambos do PSC, agiram para retirada do Projeto do Executivo 15/2018 de pauta, que autoriza a Prefeitura do Recife a realizar empréstimos sem deixar claro a aplicação dos recursos.

...PSC > De acordo com Antunes, líder da sigla na Casa José Mariano, a bancada não vai aceitar este tipo de proposta. " Vamos seguir com uma postura firme, lutando por uma gestão pública profissional e transparente", ponderou o parlamentar .

2020 >
Cármen Lúcia já avisou aos colegas que o orçamento de 2019 não vai prever aumento para o Supremo Tribunal Federal. Como a remuneração dos juízes e MP é atrelada a dos ministros do STF, as categorias devem ficar sem aumento até, pelo menos, 2020.

Reeleição 1 > Entusiasta da candidatura própria do PT ao Governo do Estado, a deputada Teresa Leitão tem se dividido entre levantar a bandeira da postulação de Marília Arraes e trabalhar a sua candidatura à Assembleia Legislativa.

Reeleição 2 > No domingo, ela estará no Sertão do Pajeú. Visita Sertânia, Tabira, Quixaba e São José do Egito. Presta contas de seu mandato, o qual pretende renovar.

Apoio >
Em visita à Mata Sul do Estado, o vice-governador Raul Henry, pré-candidato a deputado federal, recebeu o apoio do prefeito de Xexéu, Eudo Magalhães, e do deputado estadual Clodoaldo Magalhães, além de um grupo de vereadores do município. O encontro para selar a parceria se deu na quinta-feira.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: