À Mesa

O chef irá reunir amigos e parceiros que fazem parte da história do restaurante
O chef irá reunir amigos e parceiros que fazem parte da história do restauranteFoto: Thaís Carvalho/Divulgação

O chef Biba Fernandes está em clima de comemoração. Ele celebrará o aniversário de três anos do seu restaurante Chicama na próxima quinta-feira (26), às 20h, localizado no Cabanga Iate Clube. O evento contará com um jantar com mais de 15 pratos e atrações musicais. Para a grande noite, serão convidados renomados chefs da gastronomia local, assim como amigos e parceiros de outros Estados, que fazem parte da história do sucesso de Biba.

Os chefs André Saburó (Quina do Futuro), Joca Pontes (Ponte Nova), Claudemir Barros (Wiella Bistrô), Onildo Rocha (Roccia Cozinha Contemporânea/PB), Rivandro França (Cozinhando Escondidinho), Bruno Catão (Parraxaxá), Jason Vieira, Thiago Vita (Pecora Nera), Duca Lapenda (Pomodoro Café) e os clientes Guilherme Menezes e Cassiano Periquito prepararão pratos inéditos na frente dos clientes. No menu, Cebiches, ostras, lambretas ao vinho e Ají, arroz de carreteiro com fraldinha e linguiça portuguesa, pastéis de lagosta e peixe em salsa de muquequinha e farofa de coentro estão entre as opções.

A banda Allycats e o músico Júli Santos ficam responsáveis pela trilha sonora da festa. O menu completo, que inclui bebidas, custará R$ 200 (individual) e R$ 180 para sócios do Cabanga. Para participar, é preciso fazer reserva através do telefone (81) 991854177.

Justina e Kamille Cebataviciute
Justina e Kamille CebataviciuteFoto: Divulgação

As sócias Justina e Kamille Cebataviciute estão preparando novidades para o seu Quintal Estelita. A dupla, natural da Lituânia, no Leste Europeu, preparou novos pratos com referências das cozinhas do mundo todo. Há homenagens ao sabor do México, com o clássico Ceviche Mexicano; a Portugal, com Bolinhos de Bacalhau à Portuguesa; e até a Holanda, com a Bitterballen (bolinhos de carne de costela).

Além dos novos pratos, elas promovem uma seleção musical com nomes da cena musical pernambucana, que acontecerá de quinta a domingo. Anísia Uchoa e Sérgio Lima abrem o projeto, nesta quinta (19), com um pocket show. Na sexta-feira (20), o grupo Profile Acústico apresenta uma boa seleção de pop-rock. Já no sábado (21), Luccas Maia, da Mamelungos, comanda o palco com seu novo projeto solo.

Patrícia Coutinho Bravo é o nome à frente da 5'Meal, que ganha cada vez mais adeptos em Orlando
Patrícia Coutinho Bravo é o nome à frente da 5'Meal, que ganha cada vez mais adeptos em OrlandoFoto: Divulgação

Tem feito o maior sucesso o negócio que a pernambucana Patrícia Coutinho Bravo montou em Orlando. A 5'Meal é uma empresa de alimentos congelados que ganha cada vez mais adeptos nos Estados Unidos. Patrícia, inclusive, já ampliou seu mercado para atender às famílias que estão de férias por lá e querem receber seus "Meals" no hotel ou casa alugada. São 20 opções de pratos com alimentos frescos de carnes, aves e pescados, com sabor bem brasileiro.

Detalhe do restaurante que guarda uma arquitetura elegante
Detalhe do restaurante que guarda uma arquitetura eleganteFoto: Divulgação

A família Pontes reinaugura no dia 26, o restaurante Mirage, que fica no primeiro andar do Hotel Atlante Plaza. A casa volta a ser mais uma opção gastronômica não só para os hóspedes, mas também para o pessoal da Cidade, carente de um bom espaço na Zona Sul. O menu do open será assinado pelo chef César Santos, com trilha sonora da banda Vintage Pepper.

Joca comanda todo o jantar do menu harmonizado
Joca comanda todo o jantar do menu harmonizadoFoto: Divulgação

O restaurante Ponte Nova, de Joca Pontes, recebe nesta quinta (19), um jantar harmonizado com vinhos premium da distribuidora DOM. O menu contará com duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa, tudo elaborado e harmonizado pelo chef. Crème Glacèe de couve-flor com salsão, Sanduíche de lombo de porco ao missô, Arroz de cordeiro, Brigadeiro branco estão entre as opções. As reservas já estão sendo feitas. 

O chamado “pão liquido” reserva as tradições
O chamado “pão liquido” reserva as tradiçõesFoto: Divulgação

A cerveja, uma das bebidas mais consumidas do país, está chamando atenção e ganhando espaço mais nobre com as versões premium e/ou artesanais. A fabricação de uma cerveja industrial é bem diferente dessa versão. A começar pela escolha dos ingredientes: a artesanal, geralmente, segue a lei da pureza alemã, que prega que a verdadeira cerveja deve conter apenas água, malte, lúpulo e levedura, reservando as tradições na forma de fazer o chamado “pão líquido”.

“Cada país tem a sua legislação com a relação à quantidade de insumos não-maltados. No Brasil, de acordo com o decreto nº 871, a bebida precisa ter, no mínimo, 55% de malte de cevada para ser caracterizada como cerveja. Este mesmo decreto caracteriza com puro malte os que contiverem 100% da substância, que é o nosso caso”, comenta Eduardo Farias, um dos sócios da DeBron Bier. Entenda o processo:

Seleção e moagem do malte

A seleção e moagem do malte são etapas essenciais no processo de produção. O malte deve ser cuidadosamente moído, de modo a ter apenas a casca “quebrada”, para facilitar a extração de amido e das proteínas.

Mosturação

O processo de mosturação consiste em misturar o malte moído à água aquecida em temperatura controlada. Nesse momento o malte é hidratado e as enzimas ativadas, permitindo a conversão de amido em açúcares fermentáveis e proteínas em nutrientes. Durante a mosturação, as amilases atuam hidrolizando o amido e a amilipectina para liberar os açúcares fermentáveis. O tempo de mosturação geralmente varia de 60 e 90 minutos em temperaturas que variam de 62°C a 72°C, dependendo do estilo da cerveja. Existem ainda, rampas de temperatura que podem ser utilizadas para ativas enzimas específicas.

Recirculação/clarificação e lavagem

Após elevar a temperatura a 76°C, o mosto deve ser filtrado através de um processo de recirculação ou clarificação, importante para tornar a cerveja mais límpida e com menos impurezas. Esse processo geralmente é bastante lento, mas considerado essencial para a qualidade final. Após a clarificação, quando o mosto já se encontra límpido, inicia-se o processo de lavagem, onde os açúcares residuais do malte são extraídos a uma temperatura de 80°C. Após a lavagem do malte, todo o mosto é transferido para a tina de fervura.

Fervura

A fervura é o processo onde ocorre a caramelização de açúcares e esterilização do mosto. Nessa etapa são adicionados os lúpulos e inativadas as amilases e proteases que se precipitam em flocos formando um “bolo” chamado trub. A fervura pode ser mais ou menos vigorosa e variar de 60 a 120 minutos. Durante a fervura são adicionados os lúpulos de amargor, geralmente 60 minutos antes do término da fervura. Já os lúpulos aromáticos devem ser acrescidos a partir dos 15 minutos finais da fervura, evitando a volatilização de aromas, mantendo-os na cerveja. Podem ser feitas uma ou mais adições.

Resfriamento

O resfriamento ocorre o mais rapidamente possível, diminuindo assim, às possibilidades de contaminação. O mosto é transferido a uma temperatura adequada ao tipo de fermentação desejada, para que a levedura possa ser acrescida sem causar variações extremas de temperatura. As faixas ideais de temperatura são entre 8ºC a 15ºC para as cervejas tipo lager e 15ºC a 23ºC para cervejas tipo ale.

Fermentação

As fermentações “Ale” (de alta fermentação) duram de 5 a 10 dias e trabalham a temperaturas de 15 a 23ºC. As fermentações “Lager” (de baixa fermentação) geralmente são mais longas, com uma temperatura de fermentação inicial de 8ºC a 15ºC. A fermentação ocorre em temperatura controlada. O controle de temperatura é essencial para a cerveja. Em temperaturas elevadas são produzidos níveis excessivos de diacetil, podendo gerar sabores desagradáveis na cerveja. Temperaturas muito baixas também podem comprometer os ciclos da fermentação, adaptação, atenuação e acondicionamento, ou maturação. 

Maturação

A maturação consiste em armazenar a cerveja em baixas temperaturas. Essa etapa é fundamental para que a cerveja atinja o seu equilíbrio. Ocorre a saturação do CO2, a clarificação através da decantação de partículas e resíduos da fermentação e maturação dos compostos que conferem à cerveja o aroma e sabor. Ao iniciar-se essa etapa, a maior parte dos açúcares foi metabolizada em álcool etílico, gás carbônico, glicerol, ácido acético e álcoois superiores.

 

 

O picadinho de carne com vagem é uma das opções do cardápio
O picadinho de carne com vagem é uma das opções do cardápioFoto: André Nery/Divulgação.

Renata Burle e Marina Lundgren trazem ao Recife a Manon, que aposta em opções saudáveis de alimentação. A dupla escalou a chef Luana Budel para criar o cardápio, que usa ingredientes diferentes e naturais para recriar pratos tradicionais, a exemplo da hambúrguer de berinjela e a lasanha de abobrinha com queijo sem lactose.

 

Marina Lundgren e Renata Burle são os nomes à frente da Manon

Marina Lundgren e Renata Burle são os nomes à frente da Manon - Crédito: André Nery/Divulgação

“Trabalhamos com o uso do ultracongelador, que congela o alimento de forma rápida, sem criar cristais de gelo, garantindo a preservação de sabor e nutrientes. Nós também nos preocupamos com as quantidades de sódio e açúcar nos pratos”, pontua Marina, sobre os métodos utilizados no preparo das comidas.  

O frango com batata doce, tão presente na dieta da turma fitness, também ganha espaço no menu

O frango com batata doce, tão presente na dieta da turma fitness, também ganha espaço no menu - Crédito: André Nery/Divulgação

O menu tem opções de pratos vegetarianos, a exemplo do burguer de berinjela e lasanha de abobrinha e berinjela com queijo sem lactose. Os pratos também poderão vir com frango e carne vermelha. Entre as sugestões, panqueca de beterraba recheada com frango e guarnecida com brócolis no lemon pepper; e o filé de frango com pimentão assado, feijão de coco light e arroz integral.
A panqueca de beterraba recheada com frango e guarnecida com brócolis no lemon pepper é um dos destaques do cardápio

A panqueca de beterraba recheada com frango e guarnecida com brócolis no lemon pepper é um dos destaques do cardápio - Crédito: André Nery/Divulgação

Entre as sobremesas, a Manon oferece opções sem glúten e sem lactose como o Brownie Fit (com biomassa de banana) e o bolinho de castanha e laranja. No quesito, salgados, ponto para a Coxinha Fit de Frango, feita com massa de batata doce e assada no ar quente. Outros sabores são o pastel integral de caponata, bolinho falafel e o muffin proteico.

A coxinha feita com massa de batata doce chama atenção pelo sabor

A coxinha feita com massa de batata doce chama atenção pelo sabor - Crédito: André Nery/Divulgação

Os pedidos podem ser feitos no site www.manonsaudavel.com.br  ou telefone/Whatsapp:  81 99255 8130.

 

O hambúrguer de fondue é um dos destaques do novo cardápio do boliche
O hambúrguer de fondue é um dos destaques do novo cardápio do bolicheFoto: Dante de Moraes/Divulgação

O chef de cozinha Rapha Vasconcellos assina o novo menu do Boliche Game Station, no RioMar, e inova na receita de comidinhas de happy hour. O cachorro-quente de costelinha suína e o hambúrguer de fondue são as grandes estrelas do cardápio, que ainda tem tulipas de frango, servidas junto com o molho da casa, e o trio de mini hambúrguer artesanal, que acompanha cebola caramelizada, molho de queijo, queijo muçarela maçaricado e salada opcional. 

O cachorro-quente de costelinha chama atenção pelo sabor forte, delicioso

O cachorro-quente de costelinha chama atenção pelo sabor forte, delicioso - Crédito: Dante de Moraes/Divulgação

O grupo de mini hambúrguer é uma delícia só, com cebolinha caramelizada

O grupo de mini hambúrguer é uma delícia só, com cebolinha caramelizada - Crédito: Dante de Moraes/Divulgação

A Strike Ribs BBQ Premium também é de comer ajoelhado. Defumada e coberta por molho barbecue, a costelinha acompanha batatas fritas sequinhas e uma deliciosa farofinha de pão de alho, esta última um espetáculo à parte. Os mini churros cobertos com doce de leite e sorvete de creme são as delícias de sobremesa. Vale demais conferir!

 

A Strike Ribs BBQ Premium vem com uma farofinha de pão de alho que é de comer ajoelhado

A Strike Ribs BBQ Premium vem com uma farofinha de pão de alho que é de comer ajoelhado - Crédito: Dante de Moraes/Divulgação 

Duca Lapenda preparou um super menu para mais uma edição do festival Noites Italianas
Duca Lapenda preparou um super menu para mais uma edição do festival Noites ItalianasFoto: Divulgação

O chef Duca Lapenda comanda, nesta sexta-feira (6), mais uma noite do festival “Noites Italianas”, em que faz menu exclusivo no restaurante Prima Deli. No cardápio da ocasião especial, seis opções de entrada: "Caprese", com muçarela, manjericão, azeitona e salada de rúcula, o "Ravioli Fritti", prato formado por pasteizinhos de queijos finos acompanhados de geleia de frutas vermelhas e a "Salsiccia di Bologna e Pizza Bianca", com linguiça exclusiva preparada ao sugo no forno à lenha, acompanhada de crostine.

 

Muitas delícias da culinária italiana entram no menu da noite

Muitas delícias da culinária italiana entram no menu da noite - Crédito: Divulgação

As estrelas da noite, os pratos principais, também estão de comer ajoelhado. Entre as opções, "Bucatini Ragu do Maiale", que apresenta massa de grano duro típica da região de Nápoles preparada com molho suíno assado e cozido com tomates por várias horas, o "Gamberetti al Cartoccio", prato com espaguete envolvido por camarões ao molho de tomate que é finalizado, envelopado, no forno, e o "Scaloppini al Marsala con Spaguetti al Limone", que traz escalopes de filé mignon em molho escuro à base de vermute italiano acompanhado por espaguete com creme de limão siciliano. Para encerrar o banquete, anna cotta e tiramisú.

Prato "Grace Fucking Jones"
Prato "Grace Fucking Jones"Foto: Divulgação

Após passar pelo formato de foodtruck, o Queens Cozinha Extravagante, de Ericka Rolim, ganha um espaço fixo, em Boa Viagem. Como o nome já sugere, o empreendimento é um convite para o público conhecer uma comida extravagante e criativa. A casa tem ares que unem referências da cultura pop. Entre petiscos, sanduíches e hambúrgueres, é possível viajar pela gastronomia mundial, desde a alemã até o sudoeste asiático.

 

Prato

Prato "Poker Night" - Crédito: Divulgação 

 

Os pratos do menu são referências às mulheres fortes, símbolos da cultura pop e personagens que lutam pelo empoderamento feminino no mundo, como Donna Summer, Amanda Lepore, Divine e Rihanna. “A presença da imagem feminina sempre foi muito forte na minha vida. Minha mãe é a maior inspiração. Foi ela que me ensinou a cozinhar e que me mantém motivada sempre. Dentro do meu universo afetivo, seja na vida pessoal e até no cinema, vários ícones me trouxeram experiências diferentes e os homenageei com minha comida”, explica Ericka.

Além das novidades do cardápio, o Queens abrirá espaço para projetos especiais, como a festa “Hot Stuff”, que acontecerá toda quinta para celebrar a disco music. Semanalmente, Ericka receberá Djs convidados para celebrarem a união entre beats e sua comida.

 

Prato

Prato "I Feel Love" - Crédito: Divulgação