À Mesa

Interior do espaço que possuí mesas, cadeiras e ainda uma biblioteca com livros de gastronomia e culinária
Interior do espaço que possuí mesas, cadeiras e ainda uma biblioteca com livros de gastronomia e culináriaFoto: Bruno Cavalcanti/Divulgação

Recife vai ganhar seu primeiro coworking gastronômico, é o espaço Benedito, na Encruzilhada. Das sócias Ana Claudia Frazão e Linda Pereira, o espaço propõe oferecer um ambiente de trabalho para cozinheiros profissionais e amadores. Funciona da seguinte forma: o interessado aluga o ambiente que é equipado com fogão industrial, freezers, geladeira, panelas e outros recursos de uma cozinha profissional e lá poderá por exemplo, preparar um buffet, cozinhar para os amigos ou até promover um workshop. O open é nesta sexta (25) com festa para 150 convidados. Informações: (81) 3071-9858.

Ana Claudia Frazão, uma das sócias da casa

Foto: Ana Claudia Frazão, uma das sócias da casa
Créditos: Bruno Cavalcanti/Divulgação


O chef irá sugerir um prato completamente novo e diferente dos utilizados na casa
O chef irá sugerir um prato completamente novo e diferente dos utilizados na casaFoto: Paula Velozo/Divulgação

O chef Joca Pontes está lançando a opção “Sugestão do chef” no seu Villa Cozinha de Bistrô. Nela, Joca irá sugerir um prato completamente novo, diferente dos utilizados na casa, com ingredientes e composições distintos. O escolhido da vez foi o mingnon de porco grelhado ao molho funghi Dijon, spaguetti na manteiga de alho, parmesão e pimenta do reino. A “Sugestão do chef” promete levar uma experiência diferente aos clientes, que poderão degustar um prato com um toque inconfundível do chef da casa.

Opções de queijos será diferencial na casa
Opções de queijos será diferencial na casaFoto: Divulgação

Candeias vai ganhar uma nova casa de queijos e frios. Sob o comando dos sócios Ricardo Carvalho e o seu filho, Ricardo Godoy, a "Pallato" vai abrir as portas nesta quinta-feira (24), às 9h, na Av. Bernardo Vieira de Melo. O estabelecimento contará com uma variedade de queijos, frios, especiarias, vinhos e cervejas artesanais, além de produtos sem lactose. Em tempo, a loja receberá convidados, nesta quarta (23), para um coquetel especial de inauguração.

Os pratos combinarão sabores do mar e da terra
Os pratos combinarão sabores do mar e da terraFoto: Divulgação

O baladíssimo chef de cozinha Auricélio Romão comanda, nesta terça-feira (22), às 20h, o Festival Surf and Turf, no The Black Angus, na Conselheiro Aguiar. Na ocasião, o chef irá preparar pratos que combinam sabores do mar e da terra, unindo as especialidades do restaurante do Recife com a do chef que comanda o restaurante Cacimba, em Fernando de Noronha.

A Parrilha Chiwake, grande aposta de Biba
A Parrilha Chiwake, grande aposta de BibaFoto: Luiz Fabiano/Divulgação

O Chiwake, de Biba Fernandes, comemora os dez anos de casa com novo cardápio. Biba criou dez novas opções, entre entradas frias e quentes, pratos principais à base de carnes, frutos do mar e até um vegetariano. A grande aposta do chef para este ano vem na seção carnes com a Parrilla (Bife de chorizo grelhado na chapa com pimentões, cebolas, batatas, brócolis braseados, farofa de gengibre e chimichurri de ervas finas).

 

O bobó peruano também é novidade

Foto: O bobó peruano também é novidade
Créditos: Luiz Fabiano/Divulgação

 

 

O chef Kaoru Yusa é exemplo de humildade e talento
O chef Kaoru Yusa é exemplo de humildade e talentoFoto: Rafa Medeiros/Divulgação

O chef Kaoru Yusa apresentou, na noite de terça-feira (15), as novas delícias e os pratos repaginados do restaurante Kisu, no RioMar. Aos 27 anos, o paulista encanta não só pela comida leve e pelas explosões de sabores, mas, sobretudo, pela humildade, característica um tanto difícil quando se fala de alta gastronomia. Kaoru, que passou pelo Momotaro, em SP, e o Nobu, em Miami, fez questão de explicar cada prato, entre uma e outra pergunta de "E aí, gostaram?".

Há um ano à frente da casa, o chef inova com versões repaginadas de clássicos e alguns deslocamentos dentro do cardápio. Mas, de antemão, garante: "Os best-sellers, como a Merluza Negra Misoyaki e o Salmão Teryaki estão mantidos". 

O Carpaccio de Polvo é aposta das novas entradas do Kisu

Foto: O Carpaccio de Polvo é aposta das novas entradas do Kisu
Créditos: Rafa Medeiros/Divulgação

O Carpaccio de Polvo é uma das novidades das entradas, com o molusco em finas fatias e regado a molho cítrico japonês, cebolinha, massago, gergelim e sal marinho. Uma delícia que desmancha na boca e chama atenção pela acidez no ponto. Um dos mais inovadores talvez seja o Hotate Maguro: atum fatiado bem fininho, recheado com vieira canadense selada ao molho ponzu tradicional, e mais, um sunomono de abobrinha, que ficou tão bom quanto o tradicional de pepino. 

O Hotate Maguro: atum fatiado bem fininho, recheado com vieira canadense selada ao molho ponzu tradicional

Foto: O Hotate Maguro: atum fatiado bem fininho, recheado com vieira canadense selada ao molho ponzu tradicional
Créditos: Rafa Medeiros/Divulgação

Ainda no abre, o Neguishoga Salmon Carpaccio, em que o peixe vem guarnecido de molho clássico japonês à base de laranja, crispy tempurá, raspas de limão siciliano, sal marinho, gengibre ralado com cebolinha e azeite de oliva. Fechando as novas de entradas, o Shiromi Carpaccio, de peixe branco da estação com molho à base de limão e shoyu, acompanhado de tomate cereja, tobiko black e flor de sal.

Outra entradinha que promete fazer a cabeça de todo mundo: o Neguishoga Salmon Carpaccio

Foto: Outra entradinha que promete fazer a cabeça de todo mundo: o Neguishoga Salmon Carpaccio
Créditos: Rafa Medeiros/Divulgação

O Truflle Egg Moullet Furai é o prato quente que cativa pelo mix de texturas e sabores, é o predileto de muita gente. Ele sai do menu degustação e vai para o cardápio oficial da casa. Na composição: ovo cozido em baixa temperatura empanado e frito, guarnecido de creme de cará, molho de cogumelos temperados com azeite e salsa trufados. Vale demais pedir!

O Truflle Egg Moullet Furai é a aposta dos pratos quentes

Foto: O Truflle Egg Moullet Furai é a aposta dos pratos quentes
Créditos: Rafa Medeiros/Divulgação

Também do menu degustação, o Lemon Salmon Butter Tataki vai para a carta. E a opinião entre os que provam é unânime: um dos pratos mais deliciosos. O peixe vem cortado em fatias espessas, seladas ao shoyu, limão e manteiga, que confere à iguaria um toque todo aveludado.

 

Os niguiris da nova escola de culinária japonesa

Foto: Os niguiris da nova escola de culinária japonesa
Créditos: Rafa Medeiros/Divulgação

Rolam, também, novas para os vegetarianos/veganos. O Kinoko Uramaki é enrolado de arroz por fora, recheado com shitake e shimeji empanados, pepino japonês e quinua frita. Saboroso demais. Os niguiris são, sem dúvida, protagonistas. Adepto da escola mais atual da culinária japonesa, Kaoru aposta nas fatias mais finas e compridas, com arroz que desmancha na boca, com flocos soltos, diferente do que é mais comum.

O Lemon Salmon Butter Tataki tem um toque aveludado de manteiga

Foto: O Lemon Salmon Butter Tataki tem um toque aveludado de manteiga
Créditos: Rafa Medeiros/Divulgação

 

Entre as reinterpretações, chama atenção o Magret Kamoyaki Kisu: um magret de pato fatiado, guarnecido de arroz de alho e coentro, crispy de alho-poró e molho à base de creme de leite, missô e laranja. Vale demais a visita!

Labaki é expert quando o assunto é churrasco
Labaki é expert quando o assunto é churrascoFoto: Divulgação

O The Butcher’s Club que acontece no dia 26 de Agosto no Cabanga está trazendo a Chef Paula Labaki. Paulista com mais de 30 anos de experiência em gastronomia, Labaki tem sido destaque em todos os eventos de churrasco que tem participado. Para o Recife ela traz suas grandes especialidades, que são os porcos inteiros, com mais de 100 kg cada, que ficam suspensos sobre o fogo de lenha em cocção lenta.

 

Paula é nome conhecido na gastronomia nacional

Foto: Paula é nome conhecido na gastronomia nacional
Créditos: Divulgação


 

Restaurantes oferecem opções de pratos sem carne ou frutos do mar
Restaurantes oferecem opções de pratos sem carne ou frutos do marFoto: Divulgação

O mundo está cada vez mais adepto à mudança de hábitos e ao vegetarianismo. Isso graças à busca por uma alimentação saudável e consciente. Mas os adeptos da dieta sem carne muitas vezes reclamam da falta de variedade nos restaurantes e alguns, inclusive, têm se adaptado para atender a esse público crescente. Pensando nisso, o site RJ elaborou um roteiro com sugestões de restaurantes no Recife e RMR que oferecem opções de pratos sem a adição da proteína animal. Confira:

Pizza da Praça

Pizza da Praça

Foto: Pizza da Praça
Créditos: Divulgação 

O restaurante, localizado no Empório Gourmet Paiva, oferece cinco opções do delicioso prato italiano sem a adição de carne ou frutos do mar. Entre elas, “Champingnons”, “Palmito da casa”, “Rúcula com tomate seco”, “Ricota com brócolis” e “Legumes”. A base de todas elas são o tradicional molho italiano e queijo mozzarella.

Chiwake

Chiwake

Foto: Chiwake
Créditos: Divulgação 

O restaurante peruano, comandado pelo chef Biba Fernandes, incluiu uma opção vegetariana no cardápio. O prato é composto por um mix de cogumelos e aspargos frescos refogados no óleo de gergelim com macarrão e arroz (bifum).

Ponte Nova

Ponte Nova

Foto: Ponte Nova
Créditos: Divulgação 

Há opções para os vegetarianos na culinária francesa também. O restaurante Ponte Nova, do chef Joca Pontes, oferece algumas entradas com destaque para o “Queijos daqui e de lá” (fondue de queijo com liga de macaxeira feitos na panela de barro com compota e tomates e uvas verdes). Já para o prato principal, as alternativas vão do arroz castanho e penne regate com cogumelos a mix de vegetais grelhados na chapa.

Villa Cozinha de Bistrô

Villa Cozinha de Bistrô

Foto: Villa Cozinha de Bistrô
Créditos: Divulgação 

Outro restaurante francês com pratos sem carne é o Villa Bistrô. A casa dispõe de pratos com opções de entradas, saladas e prato principal. Um deles é o Risoto Vegetariano, produzido com arroz sete cereais, refogado no azeite com ervas, repolho branco, acelga, cenoura, brócolis, ervilha e cogumelos, óleo de gergelim, shoyu, mix de folhas e batata doce palha.

Bercy

Bercy Village

Foto: Bercy Village
Créditos: Divulgação 

A creperia oferece entradas, sanduíches e crepes, como o “Odeon” (queijos ricota e mozzarella, fatias de tomate ao forno, molho de tomate, manjericão e folhas de rúcula), “Capri” (queijo coalho, ricota, pasta leve de queijo cottage com iogurte e ervas, fatias de tomate, manjericão e rúcula) e “Quatre Fromages” (gruyère, ricota, gorgonzola e parmesão ao molho de queijo bercy).

O restaurante Ponte Nova, na Rua do Cupim
O restaurante Ponte Nova, na Rua do CupimFoto: Divulgação

O restaurante Ponte Nova, do chef Joca Pontes, recebe, nesta quarta (16), um jantar harmonizado com vinhos premium da vinícola argentina Doña Paula. Serão duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa, tudo elaborado e harmonizado pelo chef e o sommelier Luis Alejandro Perez, embaixador da vinícola. Na ocasião, também estará presente o diretor de exportação da Doña Paula, Nicolas Koleda. A casa ainda está aceitando reservas.

O empresário Eduardo Freyre, da Beleleu, de olho na expansão
O empresário Eduardo Freyre, da Beleleu, de olho na expansãoFoto: Divulgação

Eduardo Freyre, do Beleleu, anunciou que vai levar sua hamburgueria, que já tem público cativo no bairro Santana, na Zona Norte, para as bandas de Boa Viagem, mais precisamente para a Avenida Conselheiro Aguiar. O local será onde funcionava outra hamburgueria, a Saturday’s, que fechou recentemente. O cardápio ainda está sendo pensado, mas a expectativa é funcionar até o final deste ano.