Lifestyle

A arquiteta Bruna Lobo (direita) assinou o projeto para a nova unidade da loja Reinoceronte
A arquiteta Bruna Lobo (direita) assinou o projeto para a nova unidade da loja ReinoceronteFoto: Divulgação

Bruna Lobo, da arqMulti, comemora o sucesso do novo projeto para a loja Reinoceronte, que ganha unidade em Boa Viagem. O espaço tem 160 m² e foi planejado para encantar tanto os pequenos quantos os pais. A arquiteta destaca a versatilidade nas formas de expor, setorizar e destacar os produtos.

 

A arquiteta investiu no mobiliário exclusivo, com peças feitas sob medida para o espaço

Foto: A arquiteta investiu no mobiliário exclusivo, com peças feitas sob medida para o espaço
Créditos: Divulgação

 

O mobiliário também é destaque do local: foi desenhado com exclusividade pelo escritório. Toda a concepção foi inspirada o livro "Reino Reinoceronte", que traz lições de amizade, amor e respeito a natureza.

A versatilidade das formas também foi uma aposta do escritório

Foto: A versatilidade das formas também foi uma aposta do escritório
Créditos: Divulgação

O ambiente é um desejo comum para boa parte das pessoas
O ambiente é um desejo comum para boa parte das pessoasFoto: Divulgação

Quem nunca imaginou ter um closet? Um local planejado especialmente para organizar roupas, bolsas, calçados e outros itens, com sua cara. Ele, com certeza, é um desejo comum para boa parte das pessoas. “O closet permite uma melhor organização e visualização dos itens do vestuário. É um espaço personalizado e, por isso mesmo, deve ser projetado para atender as particularidades de cada um”, lembra Dani Cunha, gerente da Bontempo Recife.

É necessário verificar a quantidade do que vai ser acomodado, a melhor disposição para as peças – levando em consideração locais para acessórios, roupas de festas e outros itens específicos. “Esse levantamento é essencial. Adequar a disposição do closet ao espaço que o cômodo dispõe e ao que vai acomodar é importante para um projeto eficiente”, reforça.

É necessário verificar a quantidade do que vai ser acomodado

Foto: É necessário verificar a quantidade do que vai ser acomodado
Créditos: Divulgação 

Por se tratar de um espaço aberto, é importante lembrar que é preciso cuidar da organização. Um closet em ordem permite otimizar o tempo e ter mais qualidade de vida, além de melhorar a visualização das peças, auxiliando na composição dos looks.

Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti comandam o concurso que promete mobilizar todos os arquitetos da Casa Cor PE
Isabela Coutinho e Carla Cavalcanti comandam o concurso que promete mobilizar todos os arquitetos da Casa Cor PEFoto: Divulgação

Carla Cavalcanti e Isabela Coutinho comandam concurso entre os arquitetos da Casa Cor Pernambuco. O "Sport Lifestyle e Tendências" vai reunir projetos de acordo com os temas: Slow Living, Vintage e Afetiva, Verde Refúgio, Brasilidade e Passado + Presente = Contemporâneo. Cada arquiteto poderá competir em duas categorias. 

Cinco projetos serão escolhidos por júri formado por profissionais da área

Foto: Cinco projetos serão escolhidos por júri formado por profissionais da área
Créditos: Divulgação

O júri será formado por Carlos Augusto Lira, Mario Costa Santos, Nara Nóbrega e Pedro Ariel; e o resultado será divulgado no dia 23 de agosto. Depois de revelados os nomes vencedores, cada um vai executar o projeto em box no hall do Shopping Recife, grande parceiro do concurso. As criações ficarão expostas de 14 de setembro a 30 de outubro.

Todos os projetos executados serão doados a instituições de caridade. Os arquitetos farão adaptações no ambiente para que ele seja utilizado como ”lojinha” pelas instituições contempladas. 

As estruturas vencedoras serão doadas a instituições de caridade

Foto: As estruturas vencedoras serão doadas a instituições de caridade
Créditos: Divulgação 

Além da beleza, elas são resistentes e permite seu uso tanto em paredes quanto em pisos
Além da beleza, elas são resistentes e permite seu uso tanto em paredes quanto em pisosFoto: Divulgação

As pastilhas têm conquistado espaço na decoração, aparecendo em vários ambientes, além dos banheiros e cozinhas. De vidro, porcelana ou cerâmica, o revestimento confere um ar décor ao projeto. “As pastilhas conquistam pela variedade de cores, dos tons neutros aos vibrantes. Além disso, é possível mesclar estilos e formatos e garantir um resultado exclusivo”, diz Juliana Perez Machado, diretora da Inpermal.

 

De vidro, porcelana ou cerâmica, o revestimento confere um ar décor ao projeto

Foto: De vidro, porcelana ou cerâmica, o revestimento confere um ar décor ao projeto
Créditos: Divulgação

Além da beleza, as pastilhas são resistentes. Essa característica permite seu uso tanto em paredes quanto em pisos. “É possível utilizar em todo o ambiente ou para destacar detalhes, como nichos e colunas, por exemplo. Elas também são recomendadas para ambientes externos. A versatilidade é grande”, reforça Juliana. 

 

 

As pastilhas têm conquistado espaço na decoração

Foto: As pastilhas têm conquistado espaço na decoração
Créditos: Divulgação

Com relação ao tamanho, quanto menor for a pastilha, maior será a sensação de amplitude do cômodo. O mesmo efeito se consegue com as cores: as claras dão amplidão. “Também é importante que haja harmonia entre o tom escolhido para as pastilhas e o restante da decoração, para garantir um visual sofisticado”, finaliza Juliana Perez Machado. 

 

A criatividade pode ser utilizada para dar mais vida ao espaço
A criatividade pode ser utilizada para dar mais vida ao espaçoFoto: Divulgação

A cozinha é um ambiente que pede cores claras e sóbrias, certo? Nem sempre. A criatividade pode ser utilizada para decorar esse espaço. O projeto pode ser arrojado, com cores na mesma tonalidade em toda a cozinha, mas também pode trazer tons vivos ou apenas em detalhes do mobiliário para quem não quer arriscar tanto. “A vantagem, nesses casos, é poder modificar com mais facilidade, dando sempre uma repaginada na ambientação”, afirma Dani Cunha, da Bontempo Recife.

O projeto pode ser arrojado, com cores na mesma tonalidade em toda a cozinha

Foto: O projeto pode ser arrojado, com cores na mesma tonalidade em toda a cozinha
Créditos: Divulgação 

A cozinha colorida vem ganhando espaço nas residências e engana-se quem pensa que as cores sempre deixam o ambiente moderno. Dependendo do tom escolhido e dos objetos que compõem o espaço, é possível garantir uma tendência bem retrô. “O ideal é fazer escolhas personalizadas. Por exemplo, não adianta aplicar a cor da moda se ela não agrada quem mora na casa”, diz Dani.   

Uma maneira simples e prática de mudar a cara da cozinha é revestir os armários. “As criações evoluíram bastante. Existem acabamentos texturizados, com alto brilho, toque acetinado e até efeito metalizado”, finaliza Dani Cunha.

Dependendo do tom escolhido, é possível garantir uma tendência bem retrô

Foto: Dependendo do tom escolhido, é possível garantir uma tendência bem retrô
Créditos: Divulgação

Andressa com o pequeno, detalhe para o painel em madeira
Andressa com o pequeno, detalhe para o painel em madeiraFoto: Divulgação

Andressa Suíta, esposa do cantor Gusttavo Lima, mostrou o quarto do primeiro filho do casal, Gabriel. A temática do quartinho foi inspirada em anjos. Todo o enxoval contou com desenhos de anjinhos e ursinhos nas cores branco e palha. O cantinho da amamentação ganhou um toque especial com os quadrinhos de anjinhos. Os dois vêm mimando muito o pequeno. O enxoval e os mimos decorativos foram da Grão de Gente.

O bercinho de Gabriel com muitos anjinhos

Foto: Andressa, ainda grávida, no bercinho de Gabriel decorado com muitos anjinhos
Créditos: Divulgação

O cantinho da amamentação também recebeu decoração especial

Foto: O cantinho da amamentação também recebeu decoração especial
Créditos: Divulgação

 

Coquetel reunirá toda turma da arquitetura
Coquetel reunirá toda turma da arquiteturaFoto: Divulgação

Os mundos da decoração e da arquitetura de Pernambuco comparecem em peso nesta terça (4), no fim da tarde, a Casa Revest, para prestigiar Daniely e Diogo Meyer. O casal vai comandar a inauguração do novo showroom da loja de revestimentos. O ponto será a palestra da famosa design da marca de porcelanato Decortiles, Simone Lourenzi, às 17h, seguido de coquetel, embalado pela Dj Amanda Katiely.

O Site Roberta Jungmann visitou o espaço em Boa Viagem e ficou encantado com o que viu. São todos os tipos de revestimentos e porcelanatos. Dá só uma olhada:

Novo showroom da Casa Revest

Foto: Novo showroom da Casa Revest
Créditos: Divulgação

Novo showroom da Casa Revest

Foto: Novo showroom da Casa Revest
Créditos: Divulgação

Novo showroom da Casa Revest

Foto: Novo showroom da Casa Revest
Créditos: Divulgação

Novo showroom da Casa Revest

Foto: Novo showroom da Casa Revest
Créditos: Divulgação 

O material ocupa lugar de destaque no mercado de arquitetura
O material ocupa lugar de destaque no mercado de arquiteturaFoto: Divulgação

O porcelanato, indicado para todos os ambientes por possuir um apelo estético e excelente durabilidade, compõe espaços únicos e cheios de personalidade. Ele ocupa lugar de destaque no mercado de arquitetura e decoração. “As marcas acompanham as tendências e oferecem cada vez mais produtos inovadores. Há uma imensa variedade de peças aplicáveis nos mais diversos projetos. De cubas esculpidas a pedras que imitam madeira, o porcelanato se reinventa a cada dia”, afirma Juliana Perez Machado, diretora da Inpermal.

O material pode ser utilizado em revestimentos internos

Foto: O material pode ser utilizado em revestimentos internos
Créditos: Divulgação 

O porcelanato é o material mais utilizado atualmente em revestimentos internos e externos. Ele ganha pisos e paredes em texturas e cores diversas. “O porcelanato escuro, por exemplo, é muito moderno. Ele pode ser utilizado em detalhes para valorizar os ambientes. Já os que imitam a textura do mármore, ficam ótimos em cozinhas e pisos”, conclui Juliana.

O porcelanato ganha cores diversas

Foto: O porcelanato ganha cores diversas
Créditos: Divulgação

O porcelanato escuro, por exemplo, é muito moderno

Foto: O porcelanato escuro, por exemplo, é muito moderno
Créditos: Divulgação

Segurança e funcionalidade são os aspectos fundamentais na hora da decoração
Segurança e funcionalidade são os aspectos fundamentais na hora da decoraçãoFoto: Walter Dias/Divulgação

A chegada de um bebê é um momento que movimenta toda a família. Os cuidados começam com a alimentação da mãe, realização dos exames e até a escolha das roupas e como será o quarto. Nesse sentido, dois aspectos são fundamentais: segurança e funcionalidade. “O projeto deve permitir a locomoção dentro do quarto, com fácil acesso a todos os itens do cômodo com o bebê no colo, grande realidade nos primeiros meses de vida da criança. Além disso, ao longo do processo, devem ser exploradas todas as funções que o quarto deve ter, como local apropriado para acomodar os brinquedos”, explica a arquiteta Gabriela Pontual.

Os tons amadeirados são versáteis, permitindo um mix com outros materiais

Foto: Os tons amadeirados são versáteis, permitindo um mix com outros materiais
Créditos: Walter Dias/Divulgação

Em relação à segurança, o ideal é que o berço e o trocador não fiquem em áreas próximas às janelas e que as instalações elétricas não estejam em alturas acessíveis à criança. Nas tendências da arquitetura, Gabriela afirma que os quartos com uma pegada moderna estão sendo bastante solicitados. Acabamentos amadeirados, que transmitem o aconchego, também estão sendo muito requisitados. “Os tons amadeirados são versáteis, permitindo um mix com outros materiais, sem pesar na ambientação. Além disso, a madeira é um material sofisticado e atemporal”, explica Dani Cunha, gerente da Bontempo Recife, que conclui dizendo que as cores azul e rosa em tons pastéis, além dos tons bege e cinza, completam as escolhas preferidas dos pais. 

Já nas famílias onde já se tem um filho e não há um quarto exclusivo para o bebê, Gabriela Pontual afirma que é possível as crianças dividirem o mesmo espaço. “Essa é uma situação que ocorre cada vez com mais frequência. Indicamos uma ambientação que se adeque às duas fases”, explica. Em relação ao mobiliário, haverá a necessidade de usar móveis mais compactos versáteis, dependendo da dimensão do quarto, que permitam a acomodação das diversas funções de cada faixa etária.

A cor é sofisticada e permite mesclar estilos
A cor é sofisticada e permite mesclar estilosFoto: Divulgação

Longe de ser “sem graça”, o preto é uma cor para quem gosta de ousar. Utilizado na decoração, ele permite destacar ambientes. “A cor é sofisticada, atemporal. Pode ser aplicada em móveis, nas paredes, utilizada sozinha ou combinada com cores mais vibrantes. É um tom que permite mesclar estilos e acertar”, afirma Dani Cunha, da Bontempo Recife.

A imponência do preto é ideal para espaços de maior socialização, como salas de estar ou jantar e a cozinha, mas nada impede seu uso nos quartos e até mesmo no banheiro. Mas, atenção: se a cor for predominante, é necessária uma boa iluminação para que o ambiente não se torne escuro.

Para quem não quer ousar, a dica é inserir a cor em detalhes

Foto: Para quem não quer ousar, a dica é inserir a cor em detalhes
Créditos: Divulgação 

Para aqueles que não querem ousar muito, a dica é inserir a cor em detalhes, como cadeiras, almofadas ou outros objetos decorativos. “Um painel também é uma boa opção. Se for com recortes modernos, a composição fica ainda mais elegante”, finaliza Dani.

Com recortes modernos, a composição fica ainda mais elegante

Foto: Com recortes modernos, a composição fica ainda mais elegante
Créditos: Divulgação